FacebookInstagram

Universidade: Território Indígena

Nós da Rede de Atenção à Pessoa Indígena temos um núcleo voltado para se pensar sobre a luta do Vestibular Indígena nas universidades (Acesso e permanência indígena na USP), e impulsionar essa luta em universidades que ainda não aderiram a esse importante vestibular especifico para a população indígena. Com isso, impulsionar assuntos referentes ao universo dos povos indígenas em contato com as universidades que estão localizadas em territórios indígenas é de extrema importância para a Rede Indígena. Nesta disputa de discursos que buscam afastar os corpos indígenas do contexto universitário, buscamos impulsionar também os eventos que são de muita importância para abordar a realidade indígena que estão no contexto universitário.

No próximo dia 24 de Fevereiro haverá o lançamento do Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021. Será um momento importante, onde diversos guerreiros e guerreiras vão falar sobre a Universidade e Povos Indígenas enquanto um território em constante disputa. Terá a presença de indígenas de diversos contextos. A mediação ficará com o Professor Edson Kayapó e os convidados são: Alana Keline Costa Silva Manchineri, Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Daiane Silva Barbosa, Leonardo Werá Tupã, Nyg Kaingang, Márcio Paromeriri e Walderes Coctá Priprá.
Participem e fortaleçam essa luta dos povos indígenas dentro das universidades e vamos caminhando juntos em busca de tornar as universidades mais inclusivas e que dialoguem com a realidade concreta dos povos tradicionais.
O evento é organizado pela COMIN – Conselho de Missão entre Povos Indígenas e a FLD.