Nhemboaty 08/02/2021
No dia 08/02/2021 realizamos mais uma de nossas reuniões semanais! Como sempre foi um momento importante em que os diversos núcleos da Rede Indígena puderam atualizar o coletivo sobre o andamento de seus projetos e contar com o apoio de todos para o tomar decisões quanto aos encaminhamentos.
- Acesso e permanência indígena na USP:O núcleo trouxe a atualização de será dada continuidade a organização da participação do núcleo no ENEI (Encontro Nacional de Estudantes Indígenas).
- Comunicação/redes sociais:Comentou sobre as boas expectativas quanto as atividades desse ano. Relatam ter começado o atual período de atividades com muita energia, e que tem buscado fortalecer o site da rede através dos posts nas redes sociais. Nos próximos dias o núcleo realizará sua primeira reunião do ano.
- Cuidado aos cães e gatos nas aldeias:O núcleo continua com suas atividades, porém, sem atualizações nessa reunião.
- Cuidado psicológico a pessoas indígenas:As atualizações desse núcleo, diziam respeito principalmente a criação de critérios para entrada de novos membros na realização dos atendimentos a pessoas indígenas. Dario, um dos membros do núcleo, frisou a importância de que aqueles que buscam participar da realização dos atendimentos necessitam, para além da capacidade técnica, também a vivência com os trabalhos da rede e com as comunidades indígenas.
- Encontros interétnicos: Atualmente, como informado em reunião, o núcleo tem concentrado seus esforços na produção de materiais didáticos para realização de suas atividades.
- Línguas e culturas guaranis:O núcleo tem planejado sua edição desse ano e tem trabalhado na estruturação da proposta do curso que, nesse ano, abarcara em maior medida tópicos acerca da cultura guarani. O grupo também esta realizando uma arrecadação para adquirir um notebook para os professores do curso, equipamento necessário para que possam realizar da melhor forma possível seu trabalho.
- Turismo educacional, ecológico e de base comunitária: Quanto ao núcleo de Turismo, esse trouxe informação acerca da entrada de novos membros ao grupo, participação de mais mediadores no contato com as aldeias parceiras e sobre possibilidades de futuras visitas às aldeias.O grupo ainda coloca que a comunicação através de meios virtuais frequentemente encontra problemas e como a falta da presença física nos espaços de interação dos diversos participantes da Rede acaba por colocar desafios ao prosseguimento dos projetos.
- Casa de culturas indígenas: O núcleo está se organizando junto aos professores da FAU acerca do prosseguimento do projeto da Praça de Culturas Indígenas e se organizará para realizar sua primeira reunião do ano nos próximos dias.
- Xondaro xondaria: O núcleo não se expressou na reunião, mas é um núcleo ainda em processo de construção, buscando parcerias com aldeias interessadas no projeto.
A equipe de comunicação deu aqui uma palhinha do que conversamos na reunião. Se você ficou interessado no trabalho da Rede, acesse a seção “NÚCLEOS” deste mesmo site para maiores detalhes.
Ha’evete e ha’eve’i, como costumamos encerrar nossas falas no Nhemboaty.
Texto de Héctor, baseado na ata da reunião do dia 08/02/2021 de Laura.