FacebookInstagram

Nhemboaty 17/05/2021

Nessa segunda-feira, dia 17 de maio de 2021, vivenciou a Rede Indígena um renovado Nhemboaty. Orientado pela sabedoria da escuta respeitosa e ampla que nos chega do Japyxaka, assuntos gerais e específicos dos diversos núcleos, informes e ponderações conjuntas foram desenvolvidas.

 

José Fernandes Karai Poty

Iniciou o prof. Tupã Jejupé o encontro com o aprofundamento do informe que já nos chegava constantemente, propiciando a todos que participem como puderem dos esforços de atenção e proteção da saúde do ancião (Xeramõi) José Fernandes Karai Poty, destacando diversos momentos de sua importante caminhada junto à Rede, em momentos fundamentais.

Novas bolsas PUB

Relembrando a todos o atual quadro de bolsistas PUB, destacou o professor que estão abertas as inscrições para possíveis novos bolsistas, sendo importante que iniciemos desde já os trabalhos para elaboração dos projetos, pois a especificidade e originalidade de cada aplicação é determinante para seu sucesso.

Novo projeto estudante de Mbora’i

Chegou à rede a notícia, pode diversos contatos em diversas aldeias, que uma pessoa indígena está se dedicando ao estudo dos cantos sagrados guarani (Mbora’i). Como sabemos que Zé Calixto, membro da Rede, está mestrando no assunto, estão agora em contato para fortalecimento mútuo.

Artesanatos de Taquari e parcerias múltiplas

Chegou à Rede, da Tekoa Taquari, a notícia de que está sendo realizada a venda de artesanatos para continuar a defesa da subsistência do povo extremamente agravada na pandemia. Trata-se da mesma Tekoa em que desenvolvemos o Núcleo de Segurança Alimentar.

Com o crescimento de diálogos da rede, crescem também notícias similares, é importante qualificar tais pedidos para melhor atender. No caso, trata-se de pessoa em contato com a rede desde suas primeiras atividades, por exemplo.

Realocação de recursos em decorrência da pandemia

Com auxílio de tabelas e remissão aos dados dos editais, deu-se mais uma fase de diálogo sobre como proceder diante da inviabilidade de alguns projetos inicialmente pensados quando da aplicação para recursos em editais.

Diante de tal detalhamento e chamado, ao longo da reunião, diversas sugestões foram trazidas:

  • Núcleo de cães e gatos, para intensificação dos trabalhos;
  • Soluções de “teletrabalho” para a elaboração de materiais e consultas;
  • outros

Acesso e Permanência

Leandro Karai Mirim brindou-nos a todos com diversos informes sobre a construção do ENEI (Encontro Nacional de Estudantes Indígenas), e sua programação (integralmente nesse link: https://www.enei-evento.com.br/programa ).

Bem vindas novidades decorrentes das reuniões em curso são a disponibilização pela Fiocruz de uma série de videos, e a aprendizagem de seu histórico junto à ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), tendo sido apresentado a todos um deles (https://portal.fiocruz.br/video/vozes-indigenas-do-territorio-academia-simone-terena-trajetoriasacademicasindigenas).

Há também a possibilidade de que a Fiocruz selecione entre os estudantes participantes da organização bolsistas para construir um acervo específico de autores indígenas, bem como para organizar o site do ENEI.

Comunicação

Também o núcleo de comunicação se manifestou, no sentido da constante busca por aprimoramento, e possível busca de apoio de profissionais de desenho e jornalismo, que ajudem a profissionalizar o trabalho nas redes.

Cães e gatos

Diante da impossibilidade de visitas locais às tekoa chegam preocupantes notícias de mortes inexplicadas de alguns animais, e agravamento de falta de rações, e enfermidades. Estuda-se a possibilidade de encaminhamento a hospital veterinário, e há notícias de que outros grupos universitários aparentemente já realizam atividades in loco.

Conexão SAJU-Tuíra

Ocorreu a primeira reunião do ano do SAJU Tuíra, onde a Rede se fez presente por seu participante advogado (Augusto) e até mesmo mais uma pessoa, indígena e estudante de direito, convidada graças às atuações da Rede. As próximas reuniões ocorrerão aos sábados e o tema do ano no importante serviço universitário será acesso à água.

Novo site a caminho

A iniciativa de realizar um portal para as tekoa da região, o portal indígena, desaguou na criação de um grupo específico para isso. Prof. Danilo prestará o apoio, e encoraja que docentes especializados sejam alcançados quando possível para iniciativas novas como essa.

Participação no Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas

Outrora pela USP, agora o Prof. Tupã Jekupé comporá o Comitê enquanto Conselho Regional de Psicologia, abrindo espaço assim também para uma nova colega na USP se apresentar nessa importante frente. 

Esses foram alguns dos principais pontos trabalhados na reunião; compareça e confira na ata para maiores aprofundamentos.

Se é uma pessoa que ainda não faz parte da Rede, mas gostaria, por gentileza encontre um núcleo que te contempla e se comunique 🙂 !

 

Have’i

Ha’evete Pave’i
Porã Ete! Aguyjevete!

 

Nota redigida por Augusto Pessin