\ Universidade de São Paulo - Sites > Rede de Atenção à Pessoa Indígena > Ações > Formação e educação > Curso de Língua e Cultura Guarani – Nhembo’ea Arandu II

Curso de Língua e Cultura Guarani – Nhembo’ea Arandu II

Curso: 47.04.00058 – Nhembo’ea Arandu: Curso de Língua e Cultura Mbya Guarani II
Edição: 23.001
Modalidade Híbrida: Presencial + Remota
Professores: Rosângela Ara Poty, Kaje Quadros e Soraya Para Mirim
Curso Aberto e Gratuito para o Público Geral, jovens e adultos.
Inscrições abertas no dia 12/06.
No total serão 9 aulas, sendo 5 aulas online e 4 aulas presenciais, com duração de uma hora e meia cada.
As aulas presenciais serão às quintas-feiras às 14h30 até às 16h na Casa de Culturas Indígenas do Instituto de Psicologia da USP. As aulas Online serão às sexta-feira e numa quinta-feira, às 19h pela plataforma Google Meets, que também serão gravadas e disponibilizadas no Google Classroom.
Presença necessária para aprovação: 75%
CRONOGRAMA DE AULAS
Aula 1) 15/06 (Presencial) Apresentação do curso e a origem da criação Guarani Mbyá. Canto Mborai.
Aula 2) 16/06 (Online) Alfabeto e fonética.
Aula 3) 22/06(Presencial) Treinamento do vocabulário básico da língua. Canto Mborai.
Aula 4) 23/06 (Online) Números e partes do corpo.
Aula 5) 29/06 (Presencial) Amostra e conversas sobre ervas medicinais.
Aula 6) 30/06 (Online) Nhadereko e Kunhareko.
Aula 7) 06/07 (Online) Contos, histórias. Canto Mborai.
Aula 8) 07/07 (Online) Cerimônias.
Aula 9) 13/07 (Presencial) Comidas típicas e encerramento. Canto Mborai.