Nhemboaty 08/03/2021
Em nosso Nhemboaty desta semana, relembramos as atividades realizadas pela Rede Indígena, a respeito das concepções indígenas sobre a força, as lutas e a resistência das mulheres, tendo em vista os desafios contemporâneos das comunidades indígenas, suas articulações com conquistas de direitos e movimentos de mulheres em todo o mundo. Abaixo segue algumas atualizações e informações compartilhadas durante o Nhemboaty sobre os respectivos núcleos:
Acesso e Permanência Indígena: A Rede Indígena, juntamente com o Levante Indígena USP, estão organizando nos dias 28 e 29 de Julho de 2021 o Pré ENEI com diferentes indígenas presentes. Além do mais, a Rede Indígena está dando assistência a um indígena que está no processo de ingressar na USP.
Cuidados aos cães e gatos nas aldeias: O núcleo está pausado até o retorno das férias da professora da veterinária para decidirem sobre as próximas atividades.
Cuidado psicológico à pessoa indígena: Depois que o Grupo de Estudo de Cuidado Psicológico Indígena fez a leitura do capitulo – Receber Sonhos do livro Encontros, do autor Ailton Krenak, e dos capítulos 3 – O olhar do xapiri e capítulo 5 – A iniciação, do livro A queda do céu, do autor Davi Kopenawa, o núcleo decidiu que o próximo encontro será para discutir o impacto das leituras na elaboração do cuidado psicológico da Rede Indígena.
Encontros Interétnicos: Foi feita uma reunião virtual com a Tekoa Yyrexakã, o qual retomou o diálogo sobre a questão da abertura de uma sala de aula na aldeia. Como encaminhamento, a Rede Indígena irá verificar a possibilidade de acionar o Ministério Público para entender como está a situação, visto que isso já é uma pauta existente na Secretaria de Educação desde 2017. O núcleo está também em processo de definição e produção de material de apresentação da tekoa juntamente com os caciques, e estão discutindo também o formato de quatro encontros virtuais para ser disponibilizado no portal indígena que está sendo construído. Além disso, o núcleo em parceria com a CUAPI e a Escola Arco estão organizando uma campanha de arrecadação de materiais escolares para a Tekoa Yyrexakã.
Início da Vida: É um projeto multidisciplinar com outros integrantes também de fora da Rede Indígena, onde começaram a conversar sobre a possibilidade de desenvolver atividades relacionadas a assuntos sobre gestação pela cosmovisão indígena Tupi Guarani, assim sugerido por uma anciã da Tekoa Tapirema.
Justiça Restaurativa: Foi discutida a importância do tema – identidade indígena e autodeclaração. O núcleo incentiva a termos mais diálogos sobre isso não só dentro da Rede Indígena, mas também a nível institucional.
Língua e Cultura Guarani: Inscrições para o curso Nhembo’ea Ara Ymã ministrado por professores indígenas do Jaraguá estão abertas entre os dias 10 a 20 de Março. Como resultado da campanha feita anteriormente, com o dinheiro arrecadado, foi possível consertar 3 computadores para doação aos professores indígenas.
Turismo Ecológico, Educacional e de Base Comunitária: O núcleo conseguiu fazer uma reunião virtual com a Tekoa Tangará e estão desenvolvendo o cronograma dos quatro encontros virtuais a serem divulgados no portal indígena. A intenção é que o dinheiro que a tekoa receber seja revertido para a finalização da construção da casa de culturas na aldeia. O núcleo também está discutindo os critérios para fazer a visita na Tekoa Itaendy para discutir sobre possíveis projetos a serem realizados. A Tekoa Paranapuã quando contactada disse que estão com problema de falta de alimentos em algumas famílias, portanto a Rede ficou de fazer contato com Fapib/Arpin Sudeste e CGY para verificar a situação de distribuição de cestas básicas.
Próximos eventos com participação da Rede Indígena:
- Semana Acadêmica de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste. A Rede Indígena participara de uma mesa no dia 25/3 das 14h às 16h.
- Semana de Psicologia do IPUSP – 5 a 9 de Abril. A Rede irá falar sobre ser indígena na contemporaneidade em contexto urbano com o tema – Rede Indígena e Levante Indígena na USP: Indígenas na Universidade, ser indígena na contemporaneidade. Afundando Caravelas.
- Semana de Recepção de Calouros da USP – 12 a 16 de Abril. A Rede Indígena fará uma apresentação de quem somos e o que fazemos para os novos graduandos no dia 16/4 às 9:30h.
Porã Ete! Aguyjevete!
Nota redigida por Giselle Martins