Nhemboaty 31/05/2021
Na última segunda-feira, dia 31 de maio de 2021, realizamos mais uma de nossas reuniões de articulação, a qual denominamos “Nhemboaty”.
O professor Danilo (Tupã Djekupé) iniciou com informes mais gerais. Comentou da experiência de tutoria, que se dirige a alunos e alunas ingressantes na universidade. Na Rede Indígena, existem estudantes que participam ou participaram desse programa. Lembrou a eles, bem como aos demais alunos bolsistas da Rede, da necessidade da elaboração de um relatório sobre as atividades desenvolvidas no último ano. Recordou ainda que a Rede Indígena encaminha-se agora para o último mês de atividades deste semestre, dado que elas não acontecerão em julho. Sendo assim, é interessante que os atuais participantes pensem se permanecerão na Rede para o semestre que vem.
Durante a reunião, tivemos o privilégio da participação de uma mulher indígena, que nos trouxe a demanda da geração de renda entre as mulheres indígenas, sobretudo por meio da atividade do artesanato. Sobre esse tema, foi pensado durante o Nhemboaty na possibilidade de organizarmos uma palestra sobre artesanato, com a participação de mulheres indígenas. Ainda em relação ao assunto, foi sugerido que os núcleos de comunicação, de língua e cultura indígena e de turismo participassem da articulação. Também o projeto do Portal Indígena poderia ser mobilizado, mas nesse caso seria mais um encaminhamento a longo prazo.
Tivemos ainda os informes de cada um dos núcleos da Rede Indígena:
TURISMO EDUCACIONAL, ECOLÓGICO E DE BASE COMUNITÁRIA: as conversas que até então haviam acontecido junto a uma pessoa indígena de uma das aldeias parceiras foram interrompidas por conta do luto pelo falecimento de uma pessoa muito importante e querida por lá. Também a articulação com outra aldeia foi pausada devido ao luto, mas as conversas já teriam sido retomadas. Neste último caso, a articulação envolve a confecção de uniformes para uma organização de jovens indígenas da aldeia. Uma liderança dessa mesma aldeia teria solicitado o apoio da Rede na construção de um memorial em homenagem ao parente falecido.
SEGURANÇA ALIMENTAR: os participantes do núcleo estariam encaminhando nos próximos dias e-mails às pessoas que contribuíram para a campanha de arrecadação de alimentos, esclarecendo-lhes os gastos.
ENCONTROS INTERÉTNICOS: estão organizando lives junto às aldeias parceiras. Uma dessas lives ocorrerá já na sexta-feira, dia 04/06/2021: trata-se da apresentação do coral guarani da tekoa Yrexakã. No momento da reunião, já tinham realizado um teste na Opy, o que lhes trouxe boas lembranças.
INÍCIO DA VIDA: comentou-se sobre a aula “Saberes indígenas e as questões de conceber, gestar, parir e nascer” ministrada por professoras indígenas, que aconteceu dia 25/05/2021. Tratava-se de uma articulação da Rede Indígena junto ao curso “Saberes e Práticas Transdisciplinares”. O evento foi muito bonito, com uma dose muito grande de conhecimento transmitido pelas professoras.
CUIDADO AOS CÃES E GATOS NAS ALDEIAS: reuniram-se na semana passada, dia 27/05/2021, junto a duas mulheres indígenas para conversar sobre o cuidado aos animais da aldeia. A reunião foi muito boa, com bastante participação.
NÚCLEO DE COMUNICAÇÕES: estão elaborando um formulário para contatar ilustradores indígenas para participarem de projetos da Rede.
CASA E PRAÇA DE CULTURAS INDÍGENAS: estão organizando as ideias por detrás da construção da Praça de Culturas Indígenas. Acreditam ser importante levar em consideração não apenas os aspectos arquitetônicos, mas sobretudo os sonhos por detrás da realização do projeto. Nesse sentido, é essencial pensar o que significa uma Praça das Culturas Indígenas. Foram apresentados desenhos e também um protótipo do vídeo que usarão para divulgar a ideia, mas não pretendem ficar engessados no que já foi elaborado. No momento, estão elaborando um convite para que as pessoas das aldeias participem do projeto da praça. Ainda sobre esse núcleo, estão vendo com a prefeitura de retirar uma árvore que corre perigo de cair em cima da Opy.
CUIDADO PSICOLÓGICO A PESSOAS INDÍGENAS: estão trabalhando em ideias para expandir o convite aos atendimentos psicológicos que são oferecidos. Nesse sentido, estão desenvolvendo um texto para divulgar esse serviço. O texto foi lido durante o Nhemboaty, a fim de que todos pudessem opinar.
JUSTIÇA RESTAURATIVA: está sendo elaborada a nota sobre a última reunião deste núcleo. Foi comentado sobre a importância de conversar sobre o direito dos povos indígenas com pessoas que são nossas conhecidas. Ainda que muitas informações sejam óbvias para nós, nem sempre o são para as pessoas com as quais convivemos.
(PORTAL INDÍGENA): estão se reunindo semanalmente para trabalhar na ideia de um segundo Portal Indígena, mais elaborado. Na última reunião, compartilharam entre si ideias para melhorar a comunicação do projeto com as aldeias e com a própria Rede Indígena e também ideias de ferramentas para o Portal.
Os núcleos de Acesso e permanência indígena na USP, Línguas e culturas indígenas e Xondaro-xondaria não tiveram atualizações neste Nhemboaty.
Ha’evete
Aguyjevete
Nota elaborada por Laura Simões