A Rede de Atenção à Pessoa Indígena (Rede Indígena) é um serviço situado no Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil. O objetivo da Rede é articular pessoas e perspectivas envolvidas em comunidades indígenas e acadêmicas, através de processos dialógicos de formação e desdobramento de conhecimentos, por meio de atividades práticas e reflexivas. Elaboramos projetos de cultura e extensão universitárias juntos a comunidades e pessoas indígenas.
Nosso aprendizado se dá na observação através da participação colaborativa com as resistências indígenas em suas comunidades concretas. Refletimos a partir do diálogo com os sentidos das práticas ancestrais indígenas, reconhecendo responsabilidades e efeitos das ações humanas no mundo com os outros. Estamos comprometidos com as possibilidades de convívio da diversidade de entendimentos e práticas do bem-viver, que difere entre povos e comunidades.
Este portal é uma produção colaborativa de estudantes, docentes e voluntários que compõem a equipe do serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena da USP. As opiniões expressas nas postagens são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da
Universidade de São Paulo. A reprodução de matérias, fotografias, documentos, áudios e videos é livre mediante a citação da Rede Indígena e do autor.